O que Diferencia a Psicanálise de Outras Terapias?
Imagine contratar um amigo profissional.
Acho que essa é a maior imagem que me vêm à mente quando penso em minha profissão: um amigo que se profissionalizou em ser amigo. Um amigo como temos na nossa vida por aí à fora? Não. um "Amigo" com "A" maiúsculo. O Amigo. Alguém que será um divisor de águas em sua existência.
Eu defino meu psicanalista - sim, todo psicanalista tem o seu psicanalista particular - como esse divisor. Minha vida era uma antes de iniciar minha análise e é outra agora.
Pode a psicanálise operar tal efeito sobre a vida de alguém? Eu vou além: em algumas décadas, quando a humanidade estiver um pouco mais avançada e outros problemas como a fome e a pobreza forem menos emergentes, é provável que todo mundo que tenha condições passe por ao menos uma análise em sua vida.
Sabe aquele momento em que você olha para as matérias que teve na escola e pensa: "Puxa, parece que nenhuma me ensinou a viver a vida adulta!"? Eu encaixo a psicanálise como essa matéria faltante.
Isso porque o psicanalista é alguém que não irá te julgar e te ouvirá sobre seus problemas de forma ativa. O que é ouvir de forma ativa? É te ouvir e te fazer ver o que está dizendo. Fazer você olhar para dentro de si mesmo.
Psicanalista, qual é sua profissão? Eu diria que é servir de espelho para o interior do paciente. Ele não será seu exemplo de vida, não te dará conselhos e nem te apontará falhas. Fará com que você aprenda a fazer essas coisas sozinho.
Dói passar por isso tudo? MUITO! Se você procura facilidade, lhe recomendo terapias menos profundas ou as que propõe a solução através de remédios - não tenho problemas com o uso deles e trato muitas pessoas enquanto as mesmas usam medicações. Mas muitos problemas são tratados com drogas sem a necessidade delas. Em outros casos, sim, elas são necessárias. E aqui vem um ponto importante: se você espera apenas alívio de seus sintomas e não a solução da origem deles, não se dê a trabalho de sofrer uma análise. Muitos remédios são eficientes em fazer esquecer as dores da vida.
Mas, por favor, não tente se auto-avaliar. Deixe isso aos cuidados de profissionais. Psicólogos, psicanalistas e psiquiatras são as pessoas adequadas a te dizerem o que seu caso exige. Apenas o aviso: a análise por um psicanalista pode ser várias coisas: eficiente, elucidadora, aliviante e evolutiva. Mas ela não consegue fazer nada disso sem que você passe pela dor de enfrentar seus problemas.
Me envie uma mensagem por whatsapp e conversamos mais sobre meu trabalho e como agendar uma consulta, sem compromisso: (11)95865-9240.
Ficarei feliz em conhecer o que se passa por sua mente e sua alma!
Robinson Bendassoli